Quais os desafios em buscar a liberdade?

 Na história da filosofia, a liberdade é um tema que foi muito debatido, pois assim como a felicidade, é algo que as pessoas anseiam.  É graças a ela que podemos ser independentes e autônomos, vivendo de acordo com as nossas próprias decisões. Mas afinal, o que significa realmente ser livre? Será que quando  agimos pensando ser livres, nossas ações não estão sendo influenciadas por fatores naturais, genéticos, psicológicos, sociais e econômicos? Somos totalmente livres ou a liberdade seria uma ilusão? 

Quando somos crianças ou adolescentes, mal podemos esperar completar 18 anos, porque essa é a idade em que, de acordo com a lei, podemos agir por conta própria sem necessitar da autorização de nossos responsáveis. A partir daí, temos total responsabilidade por nossos atos e devemos lidar com as consequências deles. Quanto estamos dispostos a arcar com a responsabilidade de nossas ações? Estamos realmente preparados para assumir essa responsabilidade? 

A liberdade de expressão e a liberdade de pensamento são essenciais para uma sociedade democrática, pois nos permitem manifestar nossas opiniões e questionar aqueles que estão no poder. Contudo, até que ponto nossas liberdades podem ir sem prejudicar outros indivíduos? Quais são os limites entre a liberdade individual e o compromisso com a sociedade?

Considerando as diversas perguntas que surgem quando se discute o tema da liberdade, o projeto IFilosóficos: Leituras e Diálogos, convida a todos para seu 5° encontro, onde poderão compartilhar seus pontos de vista e explorar o que a filosofia tem a nos dizer sobre o tema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

XIII - Eu não consigo parar de morrer