A música e a filosofia no contexto escolar (Revista AlembrA. Vol. 5, N. 11. p. 9 e 10)

Ao abordar o uso da música nas aulas de Filosofia, nos remete a condição de buscar saber qual é a origem dessa reflexão? O que dizem os clássicos, tanto da Filosofia quanto da Educação Musical? Desse modo, alguns questionamentos são inevitáveis: porque trabalhar a música na escola? Mas afinal, o que significa educação musical? Qual é o sentido da educação na concepção dos clássicos da Filosofia? Quais são os efeitos educativos e socioculturais no viver das crianças que trabalham com educação musical? Platão (2000), ao referir-se a Sócrates na obra A República, declara que a música é de suma importância para a formação do homem. Enquanto que a Filosofia permanece com a função de tornar a vida melhor, visto que o conhecimento filosófico nos ajuda descobrir os segredos e as histórias que rodeiam a nossa existência. É pela Filosofia que compreendemos o porquê e a razão de tudo o que existe no mundo, assim sofrermos menos ao lidarmos com os desafios que o cotidiano nos impõe. Portanto, a Música, a Filosofia e a Educação são eternas amigas da humanidade e nos ensina a enfrentar as provocações da vida.

Desse modo, nos vem a reflexão acerca da importância da música enquanto elemento do currículo escolar, pois cada vez mais deve ser discutida e reconhecida pelo campo da educação, sendo frutos de uma longa trajetória de luta por parte de profissionais da educação que sabem o quanto a arte e, particularmente, a música é fundamental para o desenvolvimento humano e social.

Dessa maneira, pontuamos a relação que a Filosofia tem com a música no sentido de ampliar e criar possibilidades das escolhas no que se refere as condições para que a escola consiga de fato cumprir a sua função, ao utilizar as habilidades que os alunos têm em construírem críticas, e, ao mesmo tempo melhorar a criatividade deles para realizarem escolhas em torno do gosto musical. Assim, a escola ensinará os alunos valorizarem os saberes e as habilidades artísticas na construção dos próprios conhecimentos escolares.

É importante não perder de vista que essa reflexão em torno da aproximação entre a Música e a Filosofia é uma preocupação permeada por um longo caminho sob o propósito de perceber que a Filosofia tem como missão essencial, tornar viável a busca pela felicidade, conforme a tese defendida pelos grandes pensadores ao descreverem que a Filosofia e a Música são irmãs siamesas e é útil na vida prática, ou seja, no cotidiano elas fazem com que pessoas se apoiem, consolem e abracem umas às outras BOÉCIO (480-524).


(ALMEIDA, E.; D. S. NEVES; E. P. S.; M. R. S. LIMA. A música e a filosofia no contexto escolar: a interdisciplinaridade na construção dos saberes. Revista AlembrA, [s. l.], v. 5, n. 11, p. 04–21, 2023.

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